quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Abaixo o microondas - O lombo tá assando


Dez entre dez mulheres amam homens que cozinham (e lavam a louça depois). Se fizer uma ceia especial nesta época de fim de ano até a sogra entra na lista de fãs. Que tal fazer isso aproveitando aquele bendito lombo que veio na cesta de Natal da empresa e que costuma mofar no congelador até junho ou vai de presente pra mamãe na maior cara de pau? E que tal fazer isso bebendo uma cervejinha hein hein hein? Então lá vai a receita de lombo assado na cerveja do tudogostoso.uol.com.br.

Os ingredientes necessários são 4 cravos da índia, 1 cebola, 2 dentes de alho picados, 1 xícara de suco de laranja, 2 folhas de louro, sal e pimenta do reino a gosto, 2 kg de lombo suíno, 4 colheres de manteiga e 1 lata de cerveja... pro lombo, calma! Mais umas 6 pra você, claro. Agora o trabalho braçal (porque se beber tudo isso e ficar atirado no sofá vai virar um bujão): espete os cravos na cebola e coloque-a na tigela junto com o alho, a cerveja, o suco de laranja e o louro. Esfregue sal e pimenta no lombo, coloque-o no líquido da tigela, cubra e leve à geladeira por no mínimo 12 horas. Tome uma cerveja que ninguém é de ferro.

Aqueça o forno em temperatura média (gire o botão do forno até o meio). Retire o lombo da tigela, espalhe a manteiga sobre ele e coloque-o em uma assadeira com a gordura para cima (a parte branca). Pegue o líquido que estava na tigela, coloque na assadeira junto com o lombo até atingir 1 cm de altura e guarde o restante. Cubra a assadeira com papel alumínio e leve ao forno por uma hora, regando constantemente com o tempero. Pra uma hora passar mais rápido, outra cerveja. Tire o papel alumínio e asse até dourar (outra pausa pra cerveja). Retire o lombo da assadeira e corte em fatias. Em uma panela, coloque a cebola com os cravos e o molho que sobrou da assadeira. Ferva por cinco minutos (tempo pra mais uma cerveja), tire os cravos, pique a cebola e sirva com o lombo fatiado. Pra brindar o sucesso desta receita, uma cervejinha, claro.
Comentários, xingamentos, receitas e afins mail-me: Ticiana Giehl, jornalista alérgica a feijão com arroz (tgiehl@hotmail.com).

Nenhum comentário:

Postar um comentário